O dia 28 de dezembro de 2010 marcou o início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santiago. Na solenidade de inauguração que ocorreu dia 28 em frente ao Hospital de Caridade, estiveram presentes o prefeito municipal, vereadores, o adminimistrador do HCS e demais autoridades e convidados.
O serviço é administrado pelo Hospital de Caridade através de convênio com a prefeitura. A ambulância é uma unidade básica (sem médico), a equipe terá cinco técnicos em enfermagem, cinco motoristas e uma enfermeira. A solicitação do serviço de atendimento deverá ser feita pelo fone 192.
Como funciona o SAMU-SALVAR?
Através da linha telefônica 192 (gratuita), o chamado é atendido em Porto Alegre na Central de Regulação. Após a identificação do caso o médico regulador orienta a pessoa que solicitou o atendimento para a conduta a ser tomada e se achar necessário envia a ambulância de atendimento com suporte da equipe de saúde qualificada para o atendimento no local de referência do solicitante. A base do SAMU estará localizada no Hospital de Caridade de Santiago.
Quando chamar 192?
- Acidente de trabalho; - Afogamento; - Acidentes com arma de fogo; - Choque elétrico; - Desastre ou acidentes com vítima; - Falta de ar intensa; - Ferimentos por faca ou outros objetos cortantes; - Gestante com sangramento vaginal; - Intoxicação por medicamentos; produtos químicos, plantas ou outros produtos; - Queimaduras extensas; - Tentativas de suicídio; - Vítima inconsciente; - Vítima não respirando.
Ao fazer a ligação para o 192 informe:
- Nome; - Local da ocorrência (rua, número da residência, bairro, ponto de referência); - Descreva o caso.
SAMU-SALVAR é 192
É um serviço de atendimento móvel de urgência. Programa que presta socorro à população em caso de urgência/emergência.
ATENÇÃO:
Trotes para o 192, segundo o artigo 65 das Convenções Penais prevê pena de prisão simples (15 dias a 2 meses) ou multa. |