O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, 1º de outubro de 2003), amplia os direitos dos cidadãos com idade acima dos 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, o Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.
CUIDADOS COM....
...ALIMENTAÇÃO – Sempre lavar as mãos antes de pegar qualquer alimento. Oferecer água ao idoso, bem como alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, ferro, cálcio...), e fibras para ajudar no funcionamento do intestino. Oferecer alimentos pastosos e fáceis de engolir, várias vezes ao dia e em pequenas quantidades.
...COMUNICAÇÃO – Fique atento aos sinais de perda da audição (aumentar muito o volume da TV, pedir para repetir várias vezes o que se fala...) a fim de evitar o isolamento social do idoso o que poderá levar à depressão.
...MEDICAMENTOS – Sempre conferir o nome do medicamento, a data de validade, dose a ser administrada, nunca administre medicamentos por sua conta.
...HIGIENE – O banho diário é muito importante, proporcionando conforto e bem estar, estimula a circulação, remove a sujeira aderida à pele e evita o cheiro desagradável. Não deixar a pele úmida, secar os pés e entre os dedos, evitando frieiras, micoses.., O idoso que faz uso de fraldas, sempre trocar a fralda realizando uma boa higiene, retirando resíduos de fezes e de urina, deixando ele confortável, e evitando assaduras e feridas de pele.
...PREVENÇÃO DE QUEDAS – Retirar tapetes e móveis deixe caminho livre, não encerar pisos, utilizar iluminação adequada, evite móveis com rodas, cadeiras e camas altas, usar calçados antiderrapantes, não andar descalço. Instalar dispositivos de segurança, facilitando atividades e movimento do idoso, como corrimões, barra no banheiro e tapetes antiderrapantes. Cuidar as escadas e degraus.
OBSERVAR ALTERAÇÕES: de comportamento (isolamento, abandono das atividades que lhe davam prazer...), do pensamento (dificuldade de memória, e diminuição de concentração...), do humor (irritabilidade, perda de esperança...), do padrão do sono ( insônia, ou dormir demais...).
Deixe o idoso manter sua autonomia, executando o autocuidado conforme suas condições, proporcionar momentos de convívio social na família, com amigos e comunidade.
NÃO ESQUEÇA: Mantenha em dia as vacinas (gripe, pneumonia, tétano) no posto de saúde mais próximo de sua casa.
Enfª Marta de Jesus (Vice coordenadora) Enfª Marisol Chama (Coordenadora de Enfermagem) |