O novo prédio que está sendo construído no HCS visa atender as demandas ambulatoriais das áreas de Oncologia (Quimioterapia), Endoscopia, Ortopedia e Traumatologia e Clínica Médica. A área ampliada encontra-se afastada do corpo do hospital com a finalidade de não cruzar pacientes internos e externos, por isso a denominação de “Centro Clínico”. Pacientes críticos oncológicos infundirão a medicação em leito nas unidades de internação.
A estrutura contará com uma área de aproximadamente 2.900 m² dividida em 2 (dois) pavimentos, sendo que no primeiro serão os serviços de Oncologia, Endoscopia e Traumatologia e no segundo os consultórios médicos especializados, destinados tanto para dar suporte as terapias de apoio aos tratamentos oncológicos quanto para atender diversas áreas de clínica médica em geral. Serão ao todo 16 salas de atendimento.
O partido arquitetônico procurou adequar-se a infraestrutura existente, priorizando a acessibilidade dos pacientes (acesso pela Rua João Escobar Carpes – rua paralela e da entrada principal) e com modulação que facilita as ampliações futuras. O grande diferencial será a alternativa utilizada para o aproveitamento energético valendo-se de brises vegetais verticais nas fachadas nordeste e sudoeste, visando minimizar custos com climatização e iluminação, transformando os ambientes mais humanizados e confortáveis. |