É a referência na melhoria de relacionamento do cidadão com o HCS, seja ele paciente, acompanhante, funcionário, prestador de serviço ou voluntário, atuando como facilitador nas relações entre o cidadão e a Gestão, prestando informações precisas, seguras e confiáveis, contribuindo para melhoria dos serviços, face os anseios da sociedade. Seguindo os princípios da ética tais como: garantia de acesso, autonomia, transparência, imparcialidade, integridade e valorização das pessoas.
|
A Ouvidoria HCS tem como finalidade aprimorar a prestação de serviços e agilizar a busca da qualidade na detecção de falhas nos processos hospitalares e administrativos, gerando melhorias no atendimento ao paciente e, na outra ponta, satisfazendo também aos funcionários, prestadores de serviços, voluntários e o público de uma forma geral. Na gestão, funciona como ferramenta gerencial e de transformação, promovendo os instrumentos de participação, compartilhamento e transparência.
Público-alvo Pacientes, acompanhantes, funcionários, prestadores de serviços e voluntários.
Como atua
A Ouvidoria recebe, analisa e encaminha as reivindicações ou reclamações aos gerentes das unidades a que se referem. Atua sugerindo mudanças de acordo com as solicitações e envia relatórios a Administração, apontando as principais deficiências ou irregularidades, na ótica dos cidadãos. A Ouvidoria Geral também acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado.
Quando utilizar O cidadão pode e deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral para fazer reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre o atendimento do HCS, bem como sobre as relações e o ambiente de trabalho.
A Ouvidoria tem sua ação durante e no pós-atendimento, ou seja, quando o cidadão-usuário está ou já foi atendido em algum setor do HCS e deseja fazer reclamações, sugestões, críticas e elogios a respeito desse atendimento.
“O paciente quer e precisa se sentir ouvido, obtendo solução rápida e inteligível”.
A Ouvidoria na Saúde
Um dos artigos da Constituição de 1988 é a concepção ampla de proteção social à saúde:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.
|
A Ouvidoria Hospitalar é uma ferramenta indispensável ao Programa Nacional de Humanização, atuante dentro da gestão participativa e compartilhada. Seu foco estratégico é a satisfação do usuário nos serviços prestados pela instituição. O ouvidor recebe a queixa, vai atrás da causa, verifica as informações e participa da solução do problema junto com os setores envolvidos.
Fale com a Ouvidoria
- Pessoalmente, na Ouvidoria, no Hospital de Caridade de Santiago.
- Por e-mail: ouvidoria@ghsantiago.com.br
- Telefones: (55) 3251-2770 - ramal 240
(55) 99714-4529 - 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h
|