Santiago, 29 de Abril de 2025 06 h 59 min 28 °C
Grupo Hospitalar Santiago
  Página Inicial
  O Hospital
  Informações ao Paciente
  Diagnóstico por Imagem
  Setores
  Centro de Diálise
  Pronto Saúde
  Projeto Humanizar 2017
  Ouvidoria
  Emendas Parlamentares
  Notícias
  Dicas
  Galerias
  Busca
  Contato
Psiquiatria


UNIDADE PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SAÚDE MENTAL DO HCS

FINALIDADE: Oferecer tratamento aos pacientes que são dependentes químicos ou que possuem algum tipo de sofrimento psíquico.

PÚBLICO ALVO: Dependentes de álcool e drogas e portadores de doenças mentais.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:

Médico
Enfermeira
Psicóloga
Educadora Física
Nutricionista
Técnicos de enfermagem

TRATAMENTO

O tratamento oferecido é baseado em um plano terapêutico para cada tipo de caso, dependendo da patologia de cada paciente, tendo como principal objetivo promover saúde mental e a reabilitação do paciente.

O HCS trabalha com a humanização do atendimento aos pacientes, considerando que o termo “humanização” tem sido uma prática utilizada constantemente no âmbito da saúde. Humanizar o atendimento em saúde é assumir uma postura de respeito ao indivíduo, priorizando as necessidades pessoais e sociais dos pacientes.

No período de internação é necessária a participação da família ou responsável do paciente para que, assim que o paciente receber a alta, retorne ao convívio desta e da sociedade com o apoio necessário, recuperando o indivíduo fisicamente e conscientizando para que, após a alta, ele dê continuidade no tratamento através da rede ambulatorial.

Este modelo de tratamento faz parte da Reforma Psiquiátrica, que é algo que há anos vem sendo proposto e ainda está sendo pensado e estruturado no Brasil. Tem como objetivo eliminar a institucionalização, ou seja, evitar ao máximo o abandono por parte da própria família e da sociedade em instituições que limitam a pessoa como sujeito e o transforma incapaz de conviver e contribuir com sociedade. Também tem como meta acabar com o preconceito que existe em relação às doenças mentais e dependência química. Trata-se de uma problemática social, que será superada a partir de um novo olhar e um novo modelo de tratamento psiquiátrico. 

 
 
Copyright © 2009 - Grupo Hospitalar Santiago - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Index1.