Nesta quinta-feira 12 de março de 2026, o Grupo Hospitalar Santiago recebeu a equipe da Central de Transplantes do Estado do RS, juntamente com a coordenação da OPO 6 – Organização de Procura de Órgãos para tratar sobre o credenciamento do Hospital na Política Nacional de Doação e Transplantes e constituição da e-Dot (Equipe Hospitalar de doação para transplantes).
Atualmente cerca de 45% das famílias ainda dizem “não” a doação de órgãos, muitas vezes por falta de informação ou por falhas na comunicação hospitalar.
Por isso o papel do hospital é fundamental, transformando um momento de dor em um ato de altruísmo extremo, pois no fim do processo o Hospital não entrega apenas um órgão para a central de transplantes, ele ajuda uma família a ressignificar uma perda, sabendo que parte de quem amam passará a pulsar em outra vida.

